Impress project
bs1.png bs3.png
Navigation
blank.gif blank.gif
About...
blank.gif
The IMPReSS project is a 30-months EU-Brazil cooperative research project started in 2013.

The project is partly funded by the European Commission under the 7th Framework Programme in the area of EU-Brazil Research and Development cooperation under Grant Agreement no. 614100

The Brazilian funding is provided by CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

 

 Impressum   Privacy
blank.gif
Newsletters
blank.gifRead the IMPReSS newsletter here:

#1 October 2014
#2 February 2015
#3 August 2015
#4 March 2016
blank.gif
Login
blank.gif
Username

Password



Forgotten your password?
Request a new one here.
blank.gif
Share this
blank.gif
Bookmark and Share
blank.gif
Visit us at Facebook
blank.gif
blank.gif
We Fight Spam
blank.gif
blank.gif
Parceiros
blank.gif

O consórcio IMPReSS é composto por 11 instituições (empresas, institutos de pesquisas e universidades) distribuídas em cinco países da Europa e do Brasil. O consórcio unifica uma série de grupos de pesquisa que são líderes em seus respectivos campos de atuação. A parte europeia do projeto IMPReSS é liderado pelo FIT Instituto Fraunhofer e a brasileira é liderada pela UFPE.

logo The Fraunhofer Institute FIT (Institute for Applied Information Technology) atua na área de Trabalho Cooperativo Suportado por Computador e Interação Humano-Computador. O FIT desenvolveu o primeiro sistema de e-mail distribuído na Europa, baseado em padrões abertos e o primeiro sistema de fluxo de trabalho comercial. O software para criação e organização de comunidades de internet, e de intermediação e apresentação de informações, para navegar em micro cirurgia foi agraciado com prêmios internacionais e está sendo comercializado através de empresas spin-off de sucesso. Atualmente o FIT é o mais bem sucedido Instituto dentro os Institutos Fraunhofer, atuando em projetos europeus. O FIT User-Centered Computing é um grupo interdisciplinar de cientistas, que possui uma reputação reconhecida internacionalmente nas áreas de consciência do contexto, sistemas adaptativos e personalizados, modelagem de contexto, serviços móveis, e engenharia de usabilidade. Três gerações de sistemas adaptativos de localização de informação foram construídas no instituto, trazendo a visão de computação móvel mais próximo da realidade. O Fraunhofer-Gesellschaft é um player importante no Espaço Europeu na área de pesquisa. O FhG é uma organização autônoma, com uma estrutura descentralizada abrangendo 58 institutos, dos quais 15 são institutos dedicados à pesquisa em tecnologia da informação e comunicação.

http://www.fit.fraunhofer.de
germany


logo CNet Svenska AB é uma empresa desenvolvedora de software de tecnologia de ponta especializada em sistemas de conhecimento e de conteúdos baseado em semântica. Desenvolve sistemas para adquirir, organizar, personalizar e partilhar os conhecimentos incorporados na web, bancos de dados e conteúdos multimídia. Apresenta tecnologias para tornar possível a interoperabilidade semântica entre fontes e serviços de informação heterogênea, permitindo que os clientes maximizem a automatização do ciclo de vida do conhecimento. O produto principal é o Servidor Net Visual, um servidor de anotação semântica. Ele pode ser usado para capturar o conhecimento a partir de informações brutas e de conteúdo multimídia na web e também em outros repositórios distribuídos, transformando as informações desestruturadas em conhecimento que podem ser processados pelo computador.

http://www.cnet.se
sweden


logo In-JeT ApS é uma empresa que atua no desenvolvimento de conceitos e tecnologia na área de computação pervasiva desde 1998, Possui amplo conhecimento sobre as tecnologias de redes sem fio, redes de computadores, serviços web baseado em semântica, ontologias e gestão do conhecimento. Desde 2000, a In-Jet vem trabalhando especificamente com serviços de e-Business e e-Health em redes heterogêneas. A In-Jet tem atuado fortemente em pesquisa socioeconômicas e multidisciplinares em tecnologia de desenvolvimento e coopera com sociólogos e antropólogos para definir condições de contorno, permitindo analisar e integrar os ecossistemas em tecnologia de desenvolvimento. São pioneiros em técnicas metodológicas como planejamento de cenários para atender aos requisitos do usuário.

http://www.in-jet.dk
denmark


logo ISMB (Istituto Superiore Mario Boella) é um centro de pesquisa e inovação atuando no domínio da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Fundado em Torino (Itália), no ano de 2000, pela Compagnia di San Paolo, a mais importante fundação privada da Europa, e pelo Politécnico di Torino, atualmente o ISMB tem o suporte das competências tecnológicas e de processos de cerca de 150 pesquisadores trabalhando em estreita cooperação com as empresas, academia e a Administração Pública. ISMB é organizado em áreas de pesquisa focada em setores essenciais de TIC sendo capaz de gerenciar toda a cadeia de valor, desde a tecnologia básica até a sua aplicação prática (proof-of-concept). Desde 2010, ISMB ampliou as suas atividades em inovação de processo, orientando o seu foco em temas prioritários da agenda europeia e estabelecendo três programas interdisciplinares estratégicos, ou seja, Energy Smart, Smart City e Smart Health, com resultados relevantes. O Instituto está envolvido em diversos programas de colaborações com grandes, médias e pequenas empresas, bem como em várias iniciativas de ensino superior em parceria com instituições acadêmicas. O ISMB atua no projeto, com pessoal altamente qualificado e experiente em pesquisas inovadoras na área de tecnologias pervasivas.

http://www.ismb.it
italy


logo Teknologian tutkimuskeskus VTT é um Centro de Pesquisa Técnica da Finlândia estabelecido pela Lei 144/72. O VTT fornece soluções de tecnologia de ponta e serviços de inovação. A partir de sua ampla base de conhecimento, através de suas redes científicas e tecnológicas internacionais, o VTT pode produzir informações, tecnologia do conhecimento atualizada, e criar inteligência de negócios e de valor acrescentado para os seus stakeholders. O Grupo VTT é composto do VTT pesquisa e desenvolvimento, soluções de negócios, pesquisa estratégica, negócios IP e serviços de grupo.

http://www.vtt.fi
finland


logo Universidade Federal de Pernambuco O Grupo de Pesquisa em Redes e Telecomunicações [GPRT] pertence ao Centro de Ciência de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco, localizado em Recife, Brasil e seu foco de atuação é em tópicos avançados nas áreas de rede de computadores e de telecomunicações. O CIn é um dos centros de computação mais prestigiados e conceituados do país com mais de 90 doutores. O GPRT está ativamente envolvido em uma série de projetos de pesquisa, tanto a nível nacional e internacional. O GPRT possui mais de 60 pesquisadores, incluindo mais de 10 doutores, e vários profissionais com mestrado além de algumas dezenas de graduandos. A pesquisa do grupo engloba tanto os aspectos teóricos como os práticos da área de comunicação e telecomunicação. O GPRT possui uma infraestrutura moderna nos seus laboratórios com ferramentas avançadas, simuladores e testbeds para realizar a pesquisa de ponta, incluindo um laboratório multimídia e de realidade virtual, um testbed de 10 Gbps, um testbed para simulação, um ambiente de cloud computing para estratégias de alocação de recursos em nuvens, entre outros recursos.

http://www.ufpe.br/
brazil


logo Universidade Federal do Amazonas O Grupo de Pesquisa em Tecnologia Emergente & Segurança de Sistemas [ETSS] é um grupo pertencente a Universidade Federal do Amazonas, no Brasil. O foco de pesquisa do grupo é identificar as tecnologias emergentes e conceber novas soluções de segurança que poderão impactar a inovação industrial. ETSS realiza pesquisa e desenvolvimento para o governo e a indústria. Para manter o ritmo com a taxa de variação em tecnologias emergentes, a ênfase é concentrada nas pesquisas em tecnologias existentes, incluindo a rede de sensores sem fio, rede de atraso tolerante, arquiteturas de rede de emergência, sistema móvel e sistema de segurança emergente. Atualmente, o ETSS possui cerca de 20 pesquisadores, incluindo 04 doutores, alguns doutorandos e mestrandos e vários estudantes de graduação.

http://portal.ufam.edu.br/
brazil


logo Teatro Amazonas, administrado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura, teve sua construção iniciada em 1882 e inaugurada no dia 31 de dezembro de 1896, no auge do ciclo econômico da borracha, durante a administração de Fileto Pires Ferreira. É o principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas. Embora a sua arquitetura seja predominantemente neoclássica em seus elementos, vários outros estilos foram utilizados na sua construção, que o caracterizam como um trabalho eclético. A cortina proscênio (de palco) foi pintada pelo artista pernambucano Crispim do Amaral e a decoração do Salão Nobre foi realizado pelo italiano Domenico de Angelis. Inscrito como um dom histórico em 28 de novembro de 1966, este edifício centenário tem uma capacidade para 701 pessoas distribuídas entre auditório e camarotes. Após a sua restauração realizada em l990 pelo Governo do Estado, que recuperou a sua missão com a apresentação do Festival Amazonas de Ópera. Outros eventos ocorrem em seu palco, tais como programas clássicos e populares de dança, música e teatro com artistas locais, nacionais e internacionais. O Teatro Amazonas Opera House será uma vitrine atraente para demonstrar o potencial do sistema inteligente, do projeto ImPRESS, para reduzir o uso de energia e a emissão de CO2 em um prédio público existente e tombado pelo patrimônio, que, obviamente, não permite adaptação e construção de obras impactantes na sua edificação.

http://www.amazonastravel.com.br/opera_house.html/
brazil


logo Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. CHESF é uma das maiores empresa de economia mista de geração e transmissão de energia do Brasil, com mais de 5.000 funcionários. A missão da CHESF inclui a produção, transmissão e comercialização de energia elétrica de forma sustentável e custo reduzido. Anualmente, a empresa investe estrategicamente 5% de suas receitas, ou o equivalente a centenas de milhões de euros em pesquisa. Desenvolvimento e inovação sempre estiveram presentes na CHESF. Adoção de tecnologia para apoiar sua estratégia de crescimento foi realizada desde a sua criação, quando se impôs o desafio da construção em Paulo Afonso da sua primeira Usina Hidro Elétrica em meados de 1940. A partir do ano de 2000, a Companhia adotou um novo nível de atividade. Agora, não só usando a tecnologia adquirida, mas as perspectivas de desenvolvê-la. Desde então, investe em projetos que geram conhecimento para alcançar um serviço de qualidade a um custo mais baixo. Utilizando criatividade constrói um futuro com processos mais ágeis, econômicos e sustentáveis, criando uma melhor qualidade de vida e benefícios para a sociedade. A CHESF atualmente abrange áreas como: geração e transmissão de energia, eficiência energética, fontes alternativas, produção de energia, estudos ambientais, telecomunicações tendo a preocupação de inserção social regional. A empresa faz parte do programa Pró-Energia que é patrocinado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), que foca no uso e no desenvolvimento de iluminação eficiente, ar condicionado e aquecimento de sistemas utilizados nos edifícios públicos. Isto serve como uma alavanca para o crescimento de todas as partes interessadas: pesquisadores, instituição de pesquisa, o desenvolvedor CHESF, a própria empresa e, principalmente, a sociedade. A cada novo trabalho contribui significativamente para o desenvolvimento de mais eficiente, o que pode refletir, por exemplo, a utilização mais equilibrada de recursos naturais; melhorar a qualidade de vida no trabalho ou no aumento da confiabilidade dos serviços. CHESF busca ser cada vez mais competitiva: investindo em geração de conhecimento para construir um futuro com o melhor de suas energias: a inovação e trabalho.

www.chesf.gov.br/
brazil


Engetron Ltd. Engetron é um dos fabricantes de equipamentos de energia mais sólidos e importantes do Brasil. A Engetron atua em todo o ciclo de desenvolvimento do produto, começando com a pesquisa, desenvolvimento, fabricação, marketing, vendas e manutenção de um amplo portfólio de sistemas de energia ininterrupta (UPS), bem como sistemas de gestão de energia de alto nível. Esta é uma empresa que domina toda a tecnologia usada In-House. Historicamente, seus investimentos em P & D têm centrado em torno de eletrônica de potência, controle e automação e software. É a sua convergência em soluções holísticas que deram aos seus produtos a vantagem sobre os concorrentes. Na verdade, Engetron desenvolveu seu próprio tempo real middleware de gestão de energia, operando em tempo real. O mais recente carro-chefe da empresa é o desenvolvimento de uma solução para o fornecimento de energia confiável conhecido como " Energia Garantida": a terceirização personalizada otimizada para eficiência energética, baixo custo e escolha de fornecedor de energia pelo cliente. Engetron foi a primeira indústria, no Brasil a incorporar TCP/IP em seus produtos UPS que permitem o gerenciamento remoto e seguro. Atualmente a Engetron participa de um projeto de P & D intitulado "um sistema de geração fotovoltaica com armazenamento de energia conectadas à rede". O objetivo é captar a energia solar e armazená-lo em bancos de baterias para injetar na rede em momentos de pico de consumo, reduzindo, portanto, a demanda sobre a empresa distribuidora de energia local (CEMIG). Com uma capacidade de conversão planejada atingindo 100kW derivado do UPS Engetron, os módulos fotovoltaicos serão instalados ao longo do Estádio de Futebol, na cidade de Sete Lagoas. Outros participantes do projeto incluem a empresa de distribuição de energia do estado CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), a universidade PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica) e UFV (Universidade Federal de Viçosa). A Engetron realiza investimentos continuamente em desenvolvimento de software, especialmente o seu middleware de gestão sendo classificada ao nível F dentro da qualidade de software da agência brasileira de certificação MPS.BR que equivale a CMMI nível 2. Seus processos de gestão adotam as orientações do PMBOK.

http://www.energiagarantida.com.br/institucional/
brazil


logo Universidade Federal do ABC localizada na região do ABC, uma importante área industrial em torno de São Paulo. A Universidade Federal do ABC (UFABC) foi criada em 2006 para contribuir direta e indiretamente para a educação da população brasileira, com conhecimento avançado nas áreas de ciências naturais, engenharia, matemática, informática e ciências humanas, e para atender às demandas do setor produtivo e da administração pública. UFABC segue um modelo pedagógico inovador, em que a interdisciplinaridade desempenha um papel fundamental e acadêmico, estudantes e pesquisadores são altamente incentivados a trabalhar em conjunto em uma universidade que aboliu o conceito tradicional de departamentos. Mesmo neste curto período de tempo, a UFABC vem realizando importantes resultados, tanto no ensino e na pesquisa. Em (2012) foi classificada pelo Ministério da Educação UFABC como a segunda entre todas as universidades brasileiras, tanto no ensino da pós-graduação quanto no ensino de graduação. Além disso, a UFABC vem alcançando resultados importantes em rankings que medem o impacto da pesquisa, muito além da média mundial. Uma vez que existem muitas indústrias que cercam o campus universitário, a UFABC vem desenvolvendo importantes parcerias com foco no desenvolvimento e exploração de serviços e produtos inovadores. Nos últimos seis anos, professores, alunos e pesquisadores estabeleceram uma cooperação nacional e internacional em diferentes áreas, incluindo as áreas de TIC e de Energia.

http://www.ufabc.edu.br/
brazil




blank.gif